segunda-feira, fevereiro 09, 2015

6,5/kph e contando.

Acabo de voltar do meu, ahem, treino. Não gosto da palavra treino. Tenho mesmo problemas com nomenclaturas populares. Treino? Tá treinando pra que? Alguma competição? Não entra na minha cabeça  e olha que ela é bem aberta. Enfim. Tô voltando do meu exercício diário. Ousei chamar de, ahem, treino, porque me encontro toda metidinha por estar dando umas corridinhas. Seria aquilo que chamam de trote (não, não tenho problema com essa nomenclatura), só não é exatamente porque, bem, a gorda aqui não consegue correr né  e nem sabe se pode.

Lembrei do amigo Atilio quando cheguei em casa; ele sempre entusiasmado  orgulhoso!  de estar evoluindo na resistência física. Também estou. Uns meses atrás, quando eu ainda caminhava frequentemente  sou relaxadíssima com o compromisso, já havia tentando trotar. Essa é a hora do riso: eu "corria" cerca de... 5 segundos  HAHAHAHA  Tô rindo, de novo, porque tô metidinha, mas não é como se meu desempenho atual fosse assim, tão melhor. Devo estar correndo uns... 20, às vezes até 30, segundos seguidos. Correr cansa, tá? São 121kgs admitidos se chacoalhando em cima de um par de tênis não tão apropriados. Fora a peitaria. Tenho optado por segurar o celular na cintura, no entanto. Peitos pra esquerda, peitos pra direita :D  E eles também pesam.

No total, de 40 minutos caminhando, posso contar, generosamente, que foram 10 minutos de corrida. Uôoou! Fiz isso ontem e hoje, tá gostoso. Mas no carnaval, com visita querida, muito provavelmente vou só ficar em casa, comendo salgadinhos e vendo os desfiles pela tevê. E tá tudo bem. — Tenho uma VIDA pela frente, as escolhas vão sendo feitas, não tem prazo final, não tem pressão. Tem é saúde em questão, vaidade e tudo mais  de bom  que me importa. Uma coisa que eu sempre (sempre, sempre) lembro é uma frase que uma responsável da Herbalife muito querida me falou uma vez: "Você engordou durante todos esses anos. Não vai emagrecer da noite pro dia."  As palavras eram mais bonitas e profundas que essas, mas, justo nesse momento, não consigo me lembrar. Época de tomar Herbalife foi o outro um momento da vida em que emagreci. Mas nem de longe o que emagreci hoje e não durou muito. Um ano depois, encontrei a querida da moça e ela estava obesa de novo. Foi triste. E, de repente, o chão tinha se aberto debaixo de mim. A Herbalife entrou na minha vida num momento que eu estava muito vulnerável e foi meu primeiro contato com qualquer tipo de chá. A experiência foi horrível; depois acostumei. Eu tinha uns 17 anos. Gorda, no primeiro ano da faculdade. Foi a época que eu considero ter ficado deprimida. Não acho certo com a doença — seríssima — ficar por aí se auto-diagnosticando, mas, se não era depressão, era algo por ali. Passou. A Herbalife também.

Essa semana tem médico e estou empolgadíssima pra ele me encaminhar pra outro e mais outro médico, pra eu, finalmente, começar na academia :D A vergonha deve rolar. Não tô pensando sobre isso, mas deve. Assim como rola vergoinha de correr, assim como rolava vergoinha de caminhar, assim como rolava vergoinha da fantasia de academia. Mas supera-se. Estou ansiosa!

Descobri uma pista, movimentada até, parece que é onde todas as pessoas do meu bairro se exercitam. Esbarro com gente caminhando e correndo a todo minuto. Gordos ou marombas, no geral. Apesar de soar como, não digo isso num sentido pejorativo. Pra nenhuma das partes. (Até porque, gordo é só um adjetivo  sou a favor de fazer as pazes com as palavras que tanto já nos machucaram quando ditas por pessoas com intenções ruins.) Dentre os marombas, tem um casal: corpos belíssimos segundo o padrão da sociedade. Esbarro sempre com eles, correndo sem suar, me deixando láaa pra trás. Pelo caminho que passo, tem duas ou três academias. Tem uma, especificamente, que sempre fico olhando. Vi uma magrinha na esteira que caminhava no mesmo passo médio que eu  Opa, estou arrasando! Vejo sempre umas pessoas em aulas bem bacanas, uma animação só. Quero isso pra mim.

No momento, minhas bochechas já voltaram a cor normal. Mas tô andando meio... como um pato.

29 comentários:

  1. hahaha, guria me deu saudade de correr, quando eu emagreci fiquei com meus 82,83 Kg eu corria uma hora na esteira todos os dias, e no fim de semana que a academia estava fechada eu corria no parque, á noite porque eu odeio pegar sol.
    Acho que hoje com o peso que eu to eu não conseguiria correr nem 1 minuto, mas sinto falta, correr é um prazer imenso.

    Boa sorte com os médicos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, só pela noite. Odeio pegar sol [2].
      É uma loucura correr. hahaha O impulso, a parada... eita.

      Obrigada, Pam! Beijos.

      Excluir
  2. Ahhhhh que linda!
    Eu admiro tanto quem corre!
    Tenho uma hérnia de disco, mas assim que esta região estiver mais fortalecida, vou me arriscar em corridinhas!
    Beijo
    Ca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que coisa boa! Torcendo pra que você fique boa logo!

      Um beijo :'))

      Excluir
  3. Eita com direito a citação e tudo. Obrigado pelo carinho. Mas é bom essa coisa de pequenas conquistas nessa batalha não é? Esse mês começo a te acompanhar nos trotes e em perder a vergonha de correr e deixar os excessos balançarem livremente sem problemas.
    Que bom que voltou, que bom que recomeçou. Estamos juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom. VER resultado, ainda que de pouquinho em pouquinho, é ótimo.

      Vai sim, Atilio! Vá se aventurar! Depois conta pra gente :)

      Beijo!

      Excluir
  4. Gostei de saber que por aí fazes exercício físico! Eu ando muito preguiçosa e com o frio... hibernei ;)
    Beijinhos para a minha Folha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Ana, troca de lugar comigo? Que vontade dum frio! Aqui não tá fácil.

      Ana querida ♥ Beijos!

      Excluir
    2. Troco já de lugar contigo, querida folha! Mesmo em dias de 40ºC, prefiro torrar do que isto, sempre com frio e com montes de roupa. Beijinhosssssssssssss

      Excluir
  5. Ah, correr 10 minutos é show hein?
    Sério mesmo, muito bom!
    Ainda correrei!


    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo generosa. Talvez menos... hahaha
      Mas, sim, é ótimo, né? Mais calorias queimando!

      Beijo, Denny! :***

      Excluir
  6. Preciso confessar que no começo da minha "vida fitness" eu também me sentia um peixe fora d'água por não ter por hábito a palavra: TREINAR. Hahahahahaha.

    Sempre falava malhar e me achava brega por isso... hoje em dia o hábito entrou tão forte que até acostumei com a terminologia.

    Estou orgulhosa de você! Assim que começa!
    Espero poder correr alguma corridinha bacana um dia com vc e enfim te conhecer pessoalmente, rs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malhar soa muito anos 90, né? hahahaha Acho tudo ruim! hahaha

      Aw! <3 Também espero, Rô! Beijão :')

      Excluir
  7. hummmmmmmm 10 minutos de corrida. parabens hein....

    eu levei mais de seis meses para aguentar correr, não é mt bom FORÇAR pois vc pode lesionar os joelhos ai dana td...

    hj eu corro 3 minutos, ando 3 minutos, faço isso de casa ateh o trabalho e vice versa.... da um total de 9 km por dia... ateh q ta legal neh =) mas eu levei 8 meses para isso e ainda consegui me machucar... entao vai na calma e como eu ja te disse uma vez : respeite seu corpo e seu limite pois 121 quilos pulando em dois joelhos pode te machucar.... eh melhor um pouco por dia ateh acostumar do que um montao e um mes sem treinar.
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não é bom forçar! Vou com calma. Aliás, essa é minha especialidade, hehe. Beijos!

      Excluir
  8. Realmente é muito bom quando as conquistas aparecem... sei bem como é essa coisa das coisas chacoalhando e o peito pulando e doendo porque é pesado. Mas é assim mesmo...a gente vai se acostumando.

    Quanto a academia, uma coisa que eu notei é que as pessoas são até muito solidárias. Os instrutores de todo lugar que eu frequentei sempre foram muito atenciosos e a cada diminuida na silhueta algumas pessoas aleatórias vinham me incentivar falando que tava gostando de me ver ali sempre determinada. Acho que a vergonha é que estraga tudo. Quem tá ali malhando só vai prestar mais atenção em você se vc tiver no aparelho que eles querem usar.

    Vai aos poucos, vai vendo esse povo do pistão... no fim vão ser as mesmas pessoas na academia.
    E o tenis, é muito importante viu! Nada de se machucar, criar calos, torções por conta de pé mal posicionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Andreia. É mais coisa da nossa cabeça e a vergonha estraga tudo. O negócio é pensar em si e ir. Obrigada pelas palavras e dicas. Beijão!

      Excluir
  9. Vim te visitar florzinha...

    Parei na parte do "treino"... antigamente eu me incomodava um pouco com alguns termos "fitnistas" e me identifiquei com isso, hj entendo de uma outra forma, queria compartilhar, talvez te ajude. Esse termo serve para descrever um tipo constante de atividades que te ajudarão a chegar num objetivo, sim nosso objetivo maior é eliminar os muitos kg a mais, mas dentro desse grande objetivo aprendi a criar pequenas metas de realização possível a curto prazo para me estimular e passei para o módolo "treinamento" para atingir essa pequena meta... exemplo: gostaria de correr por 30 minutos sem pausa, no mínimo, foi um dos meus primeiros objetivos na esteira.... comecei intercalando 30 seg de corrida por 1 min de caminhada, então fiquei por umas semanas assim... aos poucos fui aumentando, quando vi corria... tb estavelecia metas de sair dos 3 dígitos, de sair da casa dos 90 Kg ... enfim, coisas que me estimulavam. De qualquer forma com ou sem nomenclatura vc tá seguindo m frente e vencendo os limites do seu próprio coro, parabéns, com muita garra e determinação você chegará lá! Não deisista. bjinhu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, gostei de saber! Obrigada pela visita, Pri! E pelas tuas palavras também. :) Beijão

      Excluir
  10. Eu não implico muito com a palavra «treino», embora às vezes ache que soa um bocado estranho ou pomposo. Nunca digo «vou treinar», ou é «vou correr» ou «vou fazer exercício». Para exercícios com pesos também uso esse nome genérico ou acrescento a part do «com pesos» - ainda não descobri mais nenhum nome que não soe desajustado ou pretensioso ao dizê-lo [eu]. Treino de força? Não, parece que me estou a armar em atleta. Musculação? Nãã, não sou forte o suficiente para usar essa palavra. Pronto, fazer exercício deve estar bem. ;)
    ... Mas treino até acho motivador. Sei lá, parece que o objectivo é mais nobre - é tão diferente «treinar» com fins de superação ou competição de para fins de estética... É como comer saudável para ser saudável ou para emagrecer/ficar mais «lean». Até parece mais fácil... Mesmo que o objectivo seja ajudar à perda de peso acho que se acaba por criar expectativas e metas no campo do exercício, por isso sempre é «treinar». Senão também pode ser treinar por treinar. Ou treinar a força de vontade... Ou treinar para perder peso. Também dá :)
    «Ahem» é engraçado :P é tipo aquela tosse, certo? Ainda não descobri a onomatopeia certa para isso :P os livros usam todos «hum hum», mas eu acho que fica estranho.
    Trote é mesmo engraçado! Aqui ninguém usa a palavra «trote» para alguma coisa que não envolva cavalos, mas eu acho que é giro dizer assim :P
    O treino (desculpa!) vicia, dá mesmo para se ficar orgulhoso :)
    Ninguém corre muito quando começa, não te preocupes! Não tarda nada já corres uns minutos, e depois entras na espiral de «quero maiss». Pronto, é nisto que dá não poder correr por causa da chuva - fico a achar que é a melhor coisa do mundo e a deprimir por não poder ir. :P
    Claro que cansa, é complicado :) é um desporto exigente! Mas tu vais lá :) pode parecer pouco, mas já te superaste em 600% :D (soa a imenso, não soa? :))
    Estás a ver? Já é muito bom :D continua assim! 10 minutos ainda é muita coisa, estás de parabéns! Tem é cuidado com os joelhos, não te queres magoar... Mas ainda vais ao médico, não é? :)
    É verdade, quando se começa a tentar emagrecer há aquela tendência para a impaciência... Fico feliz por já estares mais «no espírito». E concordo: de vez em quando podes relaxar um bocadinho num dia. Especialmente se a opção é ser muito restritiva durante 1 mês e depois perder «o foco», que parece ser o que acontece sempre (ou isso ou acaba em distúrbio alimentar... Mesmo que haja quem se «safe».).
    Não gosto muito de coisas do género de Herbalife e acabo por achar um bocado trapaceiro... Como são revendedores tentam passar a venda como conselho de amigo, aproveitar-se de quem quer emagrecer (conhecido!) para lucrar - e acho isso errado. Para além de que já cheirei um produto e me apetecia um bocado nunca mais comer na vida. Ahh. :P
    Tu, ansiosa por ir ao médico? Não acredito :D
    Também estou à espera (ansiosamente) dessas novidades. Do ginásio. E da actividade física, de como descobriste uma nova paixão e te está a ajudar a perder peso... Isso tudo. Está bem? ;)
    Vais encontrar sempre gente menos em forma do que tu e gente mais em forma - em termos de resistência e em termos de físico. Não te deixes desanimar com isso... muitas vezes a comparação acaba por ser prejudicial, embora nunca se vá extinguir.
    Vais ter :D haha estás mesmo ansiosa por ir para o ginásio :)
    A frase final tem piada :P haha isso não é mau, os patos são giros ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que tu disse sobre o "treino" haha.

      Adoro "ahem" hahaha. Sim, é tipo aquela tosse. Aqui no Brasil, a gente usa "cof cof", mas acho muito... coisa que eu falava na adolescência. A significado literal é *clears throat*

      Sim, ainda tô esperando pelo médico. É tanta demora, que se eu te contasse... Dia desses andou doendo, meu joelho.

      Ginasio é academia, certo? haha Sim, estou ansiosa. Mas, de novo, tenho que aguardar os médicos...

      Amo a atenção que tu dá nos teus comentários. Me faz bem. Queridíssima, você, Avelã. Beijão! <3

      Excluir
  11. Folha que orgulho de ti! Fiquei aqui estufando o peito por vc, que mara!!!!!! Acho correr tão chique! Adoro, eu digo com toda pompa vou alir dar uma corrida já volto. Que fineza! Que elegancia! Correu 10 minutos, ótimo, eu ainda não corro, pra sizer, olha como aquela mulher corre...mas adoro trotar por 5 minutinho e alterno com caminhar, pq cansa, pulmão reclama, a ansiedade reclama, o joelho reclama, a falta de aptidão reclama kkkkk mas quer saber? Não ligo, vou assim mesmo, todos passam na minha frente, mas vou no meu tempo e curto tanto, vamos pegando gosto no negócio, ainda me inscrevo numa maratona. vamos juntas???? kkkkk beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece chique mesmo, né? Coisa de filme e série americana :) Eu topo uma maratona contigo! (Um dia... haha)

      Excluir
  12. Corridinha funcional, Companheira? Meus parabéns!

    Experimente separar os 10 minutos da corrida, da meia hora de caminhada, em momentos distintos - tipo manhã e noite. Corra mesmo que a "2 por hora", mas não mude a marcha para caminhada. Tente e adorará!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Passando para dizer que estamos por aqui, esperando a sua volta, pode voltar devagar. Quero saber pelo menos como você está. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atilio querido! <3 Poxa, muito obrigada pela lembrança. Vou indo, amigo, vou indo.

      Beijo.

      Excluir
  14. Quando comecei a trotar foi a maior festa para mim. Eu digo "treino", pois sempre me preparei para fazer melhor as provas de caminhada/corrida de rua que tem por aí. Vira vício se inscrever em cada uma delas. Nossa! Fico contente que você está indo e fazendo sua parte. A saúde agradece demais! Sucesso bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se preparar pra chegar a participar de cada uma dessas provas deve ser ótimo! Te admiro, Rachel :)

      Excluir

LilySlim Fitness goals tickers
LilySlim Weight loss tickers