sexta-feira, novembro 21, 2014

Não vejo a hora de ser magra!

Meu peso atual é 121,30kg e eu estou muito feliz, obrigada!

Só na última semana, perdi dois quilos e seiscentos. O que está acontecendo comigo? Meu metabolismo resolveu colaborar magicamente? Não.

Um tempo atrás, minha amiga estava conversando comigo sobre começar a dieta Dukan. Sempre tive minhas resistências, mas também sempre quis experimentar. Apesar dos prós, eu questionava todos os contras. Contras, algumas vezes, só pra mim, que me importava. A dieta Dukan vai contra inúmeros, incontáveis ideais da filosofia, por assim dizer, que desenvolvi nessa nova vida, como chamo. Adoçante, essências, suco em pó e mais uma série de companheiros artificiais de todos os tipos pra salvar o paladar das amigas da proteína em apuros. Fora os artifícios mágicos, outras coisas poderiam ser lidas facilmente na internet: "dukan dá mau-hálito", "dukan não deixa ir ao banheiro", "dukan pode ser perigosa por excluir nutrientes e grupos alimentares" (...) Algumas coisas até assustavam. Mas o que mais me preocupava, sempre, era a questão saúde. Me habituei a ter e querer uma vida saudável, me reeduquei em tantas coisas; agora como fruta, agora como folha. O assunto Dukan ficou meio que arquivado.

Umas semanas atrás, esbarrei com algum site falando sobre "a nova Dukan". Imediatamente enviei pra essa minha amiga e, conversa daqui e conversa de lá, resolvemos começar. A danada da dieta tem que começar, obrigatoriamente, numa segunda-feira. Aguardamos, então.

A nova dieta Dukan é menos restritiva, "mais fácil", como alguns amiguinhos da Dukan-mãe chamam. Sinto um certo desdém nas palavras que escrevem. Sim, é mais fácil, porém não é fácil. Dietas são restritivas, todas elas, cada qual de acordo com sua natureza. Há as low-carb, a Paleo, a Dukan, a da lua, a do leite... (...) E há a RA. A nossa, a minha querida RA, onde tudo se pode comer!

Por um lado, me senti traindo, sim, todos os meus princípios, recém-criados, saudáveis. Por outro, aceitei finalmente minha verdade: eu preciso emagrecer. Sim, eu já havia entendido isso. Mas, como já cansei de dizer, vivia no dilema "comer saudável ou comer magro?"  e eu sempre pendia pro saudável. O magro que se danasse. Eu não ia alimentar meu corpo com um monte de porcarias artificiais! Chega, já comi porcarias por uma vida inteira!  E assim, na grande maioria das vezes, eu seguia.

Açúcar ou adoçante? Açúcar! Mascavo! Ou mel. (Agave é muito caro pro meu bolso)
Gelatina do mercado, cheia de químicas ou gelatina caseira, feita com muito prazer, suco de fruta e açúcar bacana? Caseira, claro!

Tinha até parado de consumir gelatina de mercado. Estava extrema. E me gostava (gosto) assim. Faz bem pra minha alma.  O que estou fazendo agora, então? Estou fechando meus olhos. Sim. Meus olhos estão fechadinhos. Vou fingir que não estou entendendo. Não quero saber de nada. Só fazer vista grossa e deixar passar.

Quero deixar claro que não estou mais em conflito interno. Já me resolvi. Já processei esse meu dilema de sempre e, por enquanto e só por enquanto, estarei comendo magro. Apenas magro. Não interessa se tem nitrito como conservante; se for magro, estarei comendo. No começo foi difícil abrir mão das minhas convicções, que ainda estão comigo. Mas, a vista grossa resolve meus problemas. Está tudo bem. E mais um ano comendo porcaria não vai me dar um câncer. Não vai. Eu resolvi isso.

A nova Dukan funciona quase como uma reeducação alimentar, mas, aqui, não poderei comer nem óleo, nem açúcar e terei meus grupos alimentares definidos por dia. A dieta ainda não tem uma tradução oficial, então há muitas coisas perdidas na tradução livre e alguns desencontros. Mas, dá pra fazer.

Segunda: Proteínas
Terça: Proteínas + Legumes
Quarta: Proteínas + Legumes + 1 porção de fruta
Quinta: Proteínas + Legumes + 1 porção de fruta + 2 fatias de pão integral
Sexta: Proteínas + Legumes + 1 porção de fruta + 2 fatias de pão integral + 1 porção de queijo
Sábado: Proteínas + Legumes + 1 porção de fruta + 2 fatias de pão integral + 1 porção de queijo + 1 porção de amido
Domingo: Proteínas + Legumes + 1 porção de fruta + 2 fatias de pão integral + 1 porção de queijo + 1 porção de amido + 1 refeição de gala

Tudo isso acompanhado de caminhada e farelo de aveia todo dia.
As amigas dukanetes devem notar a semelhança com uma das fases da dieta original.

Existem umas coisinhas muito complicadas de entender, perdidas na tradução, como disse. Por exemplo, a porção de queijo  "duros ou fermentados"  Eu lá entendo de queijo, moço! Outras, só só complicadas por si só mesmo, como perder tanto peso em tão pouco tempo: será que isso não prejudica o corpo? (...) Aí penso "tanto faz, o corpo já está estragado mesmo!" e fica tudo bem. Sem contar que, mesmo perdendo muito, a maior parte dessa dieta é composta por proteína... que faz bem pros músculos... Eu sei lá. Vista grossa.

Assim sendo, posso dizer que estou fazendo a nova Dukan, com alguma liberdade de interpretação. Está funcionando. Minha meta de -35kgs off em 2014 está quase alcançada; faltam apenas 2kgs! :D

Essa dieta é bacana. Quem quiser saber mais, recomendo muita, muita pesquisa na internet. Existem milhões de detalhes que não coloquei aqui, até porque não tô aqui pra vender dieta. Mas, emagrece sim. (Choro livre pela banana que não pode comer e pelo requeijão zero gorduras que tem gostinho de papa encontrando com nada e um toquezinho de lágrimas no final.)

Então, meus amigos: Vista grossa. Perder peso. Emagrecer. Ser saudável quando for magra. Prioridades. Você ainda é uma obesa, afinal.

Falando em obesidade, deixa eu finalizar com mais uma notícia feliz: AGORA SOU OBESIDADE NÍVEL II! AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE HAHAHAHAHAHA Obesidade nível dois, cara! NÍVEL DOIS! *opa, deixa eu me recompor* hahaha Então, amigos. É pra comemorar sim! Êta, caralho! Tô lendo aqui no site de calcular IMC e ainda estou boba! Meu IMC atual é 39,06. Já tem, pelo menos, uma semana inteira que saí do nível III (obesidade mórbida) e ainda estou boba, feliz, satisfeitíssima! Dando pulinhos de alegria! *suspira* Estou muito feliz de ser obesa severa. CHUPA, OBESA MÓRBIDA DO ANO PASSADO, CHUPA! hahahahaha Tchau.

(Apagaria esse último parágrafo descontrolado, mas estou mesmo muito feliz. :'D)

25 comentários:

  1. Parabéns querida Folha! Nível II é muito bom :)
    Continua nesse caminho difícil mas compensador! Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  2. ohhh, ta me alcançando rsrsr, eu estacionei do 112,00 mas eu to sem grana pra comprar as comidinhas e também sem tempo pra exercicio, espero que 2015 seja o ano do sucesso,
    Uma duvida quanto a tua nova dieta, o queijo já não é uma proteína???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!!!!!!! É complicado. hahaha Eu não sei! Acredito que nesse dia do queijo, sejam uns mais gordos. Não sei. Não sei mesmo.

      2015 vai ser lindo! Cara e coragem, vombora!

      Beijo!

      Excluir
  3. Como sempre, eu adoro seus posts e acho que vc traduz o que passa pela minha cabeça/estou passando, hahahahaha.

    Passei por esse dilema da comida magra x saudável há um tempo, em que meu foco era apenas o saudável, mas o que eu não estava enxergando eram as calorias. E não adianta, infelizmente, quem está nesse processo ~árduo~ de emagrecimento tem sim que se apegar às calorias. Então, o que nos resta é comer magro, rs.

    E parabéns pelos MUITOS quilos a menos e pelo novo grau MENOR de obesidade! Eu entendo como é deliciosa essa conquista! :)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu também só queria enxergar o saudável pela frente. E, ah, se eu pudesse me dar a esse luxo... Vamos comendo magro. Depois a gente come melhor! :) É o que nos resta, Robertinha.

      Muito obrigada, de verdade. A conquista é mesmo deliciosa!

      Beijão! Depois me conta como anda a monografia!

      Excluir
  4. Numa semana isso é imenso! UAU :D Parabéns! Esse agradecimento adiantado... ;)
    Às vezes essas dietas despertam-me curiosidade e dá vontade de experimentar :P para experimentar todos os supostos efeitos milagrosos na saúde... Tenho esta teoria de que é por não eliminar todos os hidratos de carbono que não corro a 20km/h ;)
    Incluir coisas só por terem poucos HC ou calorias não me parece propriamente sensato, ainda que haja muita gente a iniciar essa dieta que comeria muita coisa pior sem ela. Não seria sustentável para mim. De qualquer das maneiras se seguisse era capaz de o fazer sem esses extras, odeio adoçante, sabe mal :P e prefiro mil vezes beber água do que sumos light... Não é por ser mais saudável, acho horrível :P não sei por que é que é assim tão maravilhoso beber coisas doces à refeição, não era suposto sermos uma cultura de «agridoçura» :P
    Até percebo por que é que «tem» de começar numa segunda, mas é um bocado estranho. Pelo menos essa semana não é adiada eternamente como algumas ;)
    Nestes assuntos há seeempre desdém e superioridade, como se o estatuto da pessoa fosse decidido pela dieta. Por ser mais restritiva, mais pura,... Até em programas de exercício.
    Depende, às vezes pode ser melhor. Para alguém morbidamente obeso o adoçante pode não fazer assim tão mal, para alguém desnutrido um hambúrguer pode ser uma boa alternativa à alface. É tudo relativo. Também prefiro o açúcar ao adoçante, mas mesmo assim há outras alternativas - tâmaras, banana, puré de maçã, nada. :P depende do caso!
    Esse teu debate interior é muito justificado. Espero pelo dia em que poderás seguir a tua vontade de ser saudável com segurança :)
    Mas como fazias gelatina em casa? A de pacote, preparado em pó, não é assim tão melhor.
    «refeição de gala» haha
    Proteína «faz bem» aos músculos, mas em excesso também não é bom, assim como qualquer outra coisa. A partir de uma certa quantidade não vale muito a pena. Não sei quais os fundamentos da dieta...
    BOA! :D estás quase lá, então! :D
    Pelo que vi acho que os queijos aceitados são tipo quark, cottage, queijo fresco (sem gordura)... Mas realmente «duros» é estranho, não sei.
    É bom que percas peso, mas ir com calma e de forma saudável também não era uma má opção. Mas claro que é mais desmotivante, e talvez o melhor para ti seja uma estratégia mais radical, porque desmotivar e desistir também podia não ser o mais saudável. Por outro lado, uma melhor motivação do que a estética é a saúde, embora possa ser difícil perceber. É uma das coisas às quais é difícil dar o devido valor até não termos...
    BOOA! :D :D Tanta maravilha num só post, assim estás autorizada a desaparecer durante uns dias ;)
    Vê-se que a felicidade te descontrolou :) É por uma boa causa! Fica para registo quando saíres da obesidade. Mal posse esperar por esse parágrafo também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só! Nunca tinha ouvido falar de hidratos de carbono! Pesquisando.

      OS sucos em pó também tem me parecido horrível. Extremamente doces e concentrados. Mas me servem bastante pra algumas receitas, como Danoninho. Conhece Danoninho? :)

      A gelatina caseira fazia com suco de frutas e gelatina sem sabor. Inclusive fiz com essa apresentação aqui, muito legal: http://cozinhadaduxa.blogspot.com.br/2012/02/gelatina-natural-de-laranja.html

      O negócio é que eu poderia comer extremamente saudável nessa dieta da escada nutricional, "nova dukan", SE eu deixasse de lado coisas como sabores doces, entubados... é possível, SIM, fazer ela e ser saudável, se você pensar. Mas ninguém faz assim. É tão mais cômodo e até gostoso comer um peito de peru defumado no café...

      É uma maravilha ter diminuído um nível da obesidade, sim! :D Fiquei muito feliz.

      Obrigada pelas palavras, Avelã! Beijo :')

      Excluir
    2. Hidrato de carbono... são os carboidratos, ora pois! hahaha

      Excluir
  5. Olá, Companheira!
    Congratulações triplas!!!
    Boa escolha. Dê um arranque com a Dukan até subir o morro - chegar ao peso que deseja. Enquanto isso há tempo para buscar mais teoria.
    Depois da missão cumprida, é só seguir na "banguela" (manutenção), voltando à RA.

    Bjs procê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente meu plano! Obrigada pelo apoio, Companheira! :D Beijo

      Excluir
  6. Lindona, primeiramente parabéns pela conquista! Vc vai conseguir muito mais!
    Sobre a Dukan, eu fiz e emagreci muito, so que não tive disciplina e engordei tudo de novo, atacando os carbos =(
    Sucesso !!
    Beijo
    Ca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Obrigada também pela dica! Vou ficar de olho. Beijo e sucesso pra nós :))

      Excluir
  7. Ola querida ! te entendo perfeitamente em ficar feliz por ter saído da obesidade grau II, é uma vitória, e pode ter certeza que vc conseguirá , eu quase cheguei no grau 1 e me desesperei , ando tendo compulsões por motivos emocionais fortes, mas to tentando me recompor !!!! vc e eu vamos conseguir ser magras e saudáveis ! mais dispostas e ativa todo dia, vamos sorrir mais e ser mais confiante!! Somos guerreiras e vc sabe disso... fique firme ! vamos ficar firme, bjjjsssssssss :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Nique. <3 Força pra você também! :')

      Excluir
  8. hahahaha, adorei cada parágrafo do seu post!!!

    Eu estou fazendo a Dukan mãe, mas confesso que se tivesse lido isso antes teria embarcado nessa new dukan, agora já era! :(

    Quem sabe daqui a algum tempo , quando eu ver que está muuuito difícil continuar eu faça uma migração de dietas. rsrs

    Obrigada por acompanhar meu blog, é muito bom saber que alguém me lê!

    E parabéns, agora você é uma obesa nível 2!!!! Em breve nível 1, sobrepeso e depois...

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha obrigada, fico feliz!

      Quem sabe né... você dá um pulinho pra dieta de cá. :)

      Obrigada pelos parabéns! Suas palavras de incentivo me tocaram :) Em breve...

      Beijo!

      Excluir
  9. Desculpa ter demorado imenso a responder. Também nunca sei se as perguntas são mesmo perguntas ou uma espécie de interrogação que não pretende resposta/uma demonstração caridosa de interesse pelas receitas :P mas de qualquer das maneiras respondo, que mal não faz.
    Devo pôr a receita do coulant, mas não sei. Não estou completamente satisfeita, se calhar ainda faço outra vez e tento uma um bocadinho diferente. Se quiseres eu dou-te a receita na mesma, é só pedires :) eu não tenho grande tempo para postar as receitas rápido, é por isso que não publico logo :P
    O pão de Ló eu não associo muito a pastéis de Belém... Haha :P mas há sempre essas ligações que se faz sem nenhuma razão lógica. Sou eu que faço, sim, e fica TÃO bom! Esse eu vou publicar de certeza, já o fiz tantas vezes :P só não sei quando, tenho tantas coisas deliciosas em espera! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também nunca sei se a pessoa vai responder a minha pergunta, mas... hahahaha

      Acho pastel de belém muito delicioso! Pão de ló quero provar. E vou aguardar tua receita do coulant! Não quero incomodar, imagina. Só fiquei curiosa do sabor, porque a cara é ótima.

      Um beijo!

      Excluir
  10. Haja alguém que também faça gelatina caseira como eu! :)
    Quanto às dietas, não me aventuro muito... mas boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Excelente post, e ótimas dicas, você vai atingir seu objetivo, eu já tive 115, sei que não é fácil, vou deixar uma receita de um suquinho que é meu companheiro de todo dia! Abacaxi, maça, uma folha de couve(coloco congelada), gengibre, eu uso açucar mascavo,mas quem conseguir beber sem, é ótimo, e a dieta Dukan é maravilhosa, mas a nova dukan é genial, para quem tiver um tempinho acrescentar uma caminhada diária é perfeito e barato, e uma dica minha, faça 30 ou 40 agachamentos por dia(faço isso no banheiro, antes do banho), diminuiu muitooo minha celulite e minhas pernas endureceram bastante(quem já passou dos 100 kilos sabe do que estou falando), bjinhosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho em compartilhar sua receita e dica do agachamento, Anna! Agradeço! Vou tentar o agachamento. Beijos :*

      Excluir
  12. Folha, pensamos muito igual, estou de fato muito feliz pela sua conquista, vc emagreceu muitooo esse ano :))) puxa que orgulho. Qto a Dukan, pessoalmente já tentei e não consegui abri mão do carbo, essa nova reformulação da dieta é um pouco mais "tranquila" se é que existe tranquilidade qdo o assunto é comida viu minha amiga.....porém nesse momento feche os olhos pro que é saudável, pq vai aditivos sair até pelos ouvidos...hahahaha e ai me conta como vai indo tudo? Beijão!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil! Tava te esperando <3 Preciso correr pro teu blog <3 Geralmente, leio tudo só quando posto... mas é bom, porque é overdose de post da Sil! :)

      Tô indo com os aditivos... Mas, no momento, tô estagnada! Socorro!

      Um beijo pra você <3

      Excluir

LilySlim Fitness goals tickers
LilySlim Weight loss tickers