segunda-feira, junho 30, 2014

É difíiiiicil...

Gordo não tem escolha. Gordo não tem escolha pra roupa, gordo não tem direito a rejeitar namorado, gordo não tem escolha pra nada. Escolha? Não, gordo não tem nem direitos básicos de sobrevivência: gordo não pode ser visto comendo que já é motivo pra ser zoado: "Ih, alá o gordo comendo, kakaka. Depois não sabe porque é gordo".

Mas, o que mais tem me incomodado: gordo não tem direito de escolha de ser saudável.

Eu explico.

De uns meses pra cá, comecei a entender sobre escolhas saudáveis pra alimentos. Entendi que farinha branca não é legal, comecei a ler rótulos de alimentos, faço escolhas mais naturais possíveis, tô mantendo a distância que dá dos industrializados  e congelados já não são meus melhores amigos há seis meses.

Passei a escolher o que quero comer. Bato o pé que não quero corante, acidulante, espessante, aromatizante e, muito menos, conservante entrando nesse corpitcho! Iogurte grego com calda, regado a corante caramelo IV, potencial cancerígeno? Passo! Suquinho light de caixinha, com "suco" de fruta congelado/descongelado, tudo misturado, pra gerar um sabor artificial único? Hoje não! Chá gelado maravilhoso cheio de adoçante e conservante? Pra mim não! Falando em adoçante, NADA de adoçante! Adoçante artificial pra me trazer inúmeros males? Adoçante natural pra ter gosto AMARGO? Tô é fora! Passa pra cá o açúcar mascavo! E o demerara, também. Além desses, gosto de usar o mel pra adoçar. Lindo, natural, saudável, magro!

Magro? Não, não. É aí que entra a minha frustração.

Gordo não tem direito nem de comer saudável! Porque saudável, nem sempre, é magro. E gordo tem que...? Isso mesmo, emagrecer! Não dá pra emagrecer adoçando nada com mel, que tem mais de 60 calorias por colher de sopa. Não dá pra escolher iogurte integral, quando o desnatado é mais magro. Não dá pra escolher manteiga, creme de leite e sal, ao invés da margarina, conservante e mais conservantes. Gordo não tem direito de tomar um delicioso smoothie de frutas, porque só cada banana tem 100 calorias. Não dá pra escolher uma tapioquinha, toda saudável, quando a colher de sopa de goma ou de polvilho, tem mais de 70 calorias - e você usa bem mais que isso, enquanto uma fatia de um pão "integral" do mercado carrega 50 calorias. Tudo conta. Inclusive, EU conto, né? Eu tenho que contar: calorias.

Nada mais frustrante que ter que abandonar toda uma escolha aprendida, pra voltar com o rabinho entre as pernas, apelando pras calorias. Sim, voltar. Voltar porque lá no primeiro mês, onde eu contava calorias, emagreci mais que nos últimos meses. E muito disso tem a ver comigo e o "desleixo" quanto as comidinhas lindas e saudáveis. "Se é saudável, pode!"  Não é bem assim. Se é magro, pode. Por enquanto, é isso que pode.

Eu sei que posso comer só verduras, frutas, vegetais e castanhas, moderadamente, e comer saudável e, ao mesmo tempo, magro. Só tô frustrada.

E a gente sabe que a realidade não é assim, só comer verduras e legumes. Sempre tem os requeijões industrializados, os pães industrializados, os embutidos e defumados light industrializados e todos os outros inúmeros parte-da-dieta industrializados. Só não queria me encher de porcariada de novo.

Vou me apegar a lá na frente, quando tiver com meus 90kgs. A partir de lá, vou ser saudável, não light.

E mês que vem, quero -4kgs.

9 comentários:

  1. Já passei por isso anos atras, quando fazia dieta, e você disse tudo. Emagrecer nem sempre é saudável. Na verdade, tudo que é light não tem calorias, mas também não tem nada de bom. São coisas só para tapear a fome de quem não pode comer. É triste, mas é verdade. Até dá para emagrecer saudável, mas você vai comer bem menos e demorar muito mais para chegar no resultado. Tento ser saudável no almoço e no jantar, comer bastante vegetal, salada, e frutas. Mas não consigo, pelo menos não ainda, me manter na dieta sem os aliados Light, sem meu suco de saquinho diet, requeijão e iogurtes light.. Hoje comi um miojo light, se o normal já é cheio de bobagem, imagina o light.. Mas é isso aí, vamos conviver com o que temos para Hoje.. O Amanhã é nossa grande esperança.. Adorei seu post.. Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia! Bem vinda ao meu blog. Muito bom poder ler suas palavras, que servem muito de incentivo.

      Pois é, geralmente o que é light é pior que o que não é. Mas você disse tudo, também. Vamos viver com o que temos que viver hoje. Depois a gente vê! Vou tentar equilibrar... ver o que dá.

      Grande, grande beijo!
      Volte sempre, viu? :*

      Excluir
    2. Vamos Juntas Flor!! .. Voltarei sempre.. Quando quiser, me visita também.. Beijoss

      Excluir
  2. Frustração faz parte do processo todo: nos frustramos por sermos gordos, nos frustramos no emagrecimento por questões que vc citou a cima, nos frustramos depois de magros pq as vezes algumas coisa que idealizamos lá atrás, quando ainda éramos gordos não são, na realidade como pensávamos. E assim vai, mas há os dias em que não há frustração. Tem o dia que vc golpeia a balança, que a roupa legal te serve bem e que aquela pessoa que vc queria 'beliscar' quando estava gordo não te deu moral ainda, mas que alguém bem melhor te chama no face e dá-lhe uma cutucada... enfim... há frustração simmm, mas observe que há também muita coisa boa que vem junto com ela. ;) Curta o processo e aprenda mais e mais sobre essa nossa grande aventura. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita... ainda tem um longo caminho de frustrações pela frente! rs
      Obrigada por compartilhar suas experiências, Rafa!

      E quem já te chamou de gordo uma vez, não te merece quando você está magro! Xôooo!

      Beijos

      Excluir
  3. Aqui a magricela come leite magro, iogurtes e queijo magro por causa do colesterol (magros também podem ter muito colesterol!) Faz bem a umas coisas, faz mal a outras... de sabor, realmente não tem nada a ver mas sempre é melhor do que entupir veias e ter avc.
    Estou a torcer por ti nesta grande aventura! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Eu sempre fui acostumada com leite desnatado mesmo... Tô me agarrando a ele novamente!

      Um beijão, queridíssima!

      Excluir
  4. Te entendo muito bem, sei como é restrita a vida de um gordo. Quase chego a loucura pensando nisso e como me limpar dessa sujeira toda. Agora me entreguei aos industrializados, e como tudo o que promete ser mais saudável. Pode ter um milhão de aditivo, mas eu só me agarro nisso: Tem proteina? Tem baixo valor energético? Poucas calorias e eu mando bala...infeloizmente foi assim que senti o ponteiro baixar...me entupindo de adoçante ao inves do lindo mel....é dificil, é complicado. Beijos, força prá nos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muuuito feliz de saber que você compartilha da mesma sensação que eu! É triste, né? A gente pira um pouco, né?

      Obrigada por suas palavras. Lá na frente a gente come melhor, certo? :)

      Excluir

Receba os novos posts por e-mail!